No estudo que estamos fazendo sobre o profeta Oseias, vimos nos últimos textos, que Deus castigará o povo pelo seu pecado. Mas que pecado foi esse? E o que levou o povo a pecar? Veremos no estudo de hoje.

“Eles fizeram reis, mas não por mim; constituíram príncipes, mas eu não o soube; da sua prata e do seu ouro fizeram ídolos para si, para serem destruídos. O teu bezerro, ó Samaria, foi rejeitado; a minha ira se acendeu contra eles; até quando serão eles incapazes de alcançar a inocência? Porque isso é mesmo de Israel; um artífice o fez, e não é Deus; mas em pedaços será desfeito o bezerro de Samaria”.

Oseias 8.4-6

Pela leitura desta profecia, podemos entender que o principal pecado de Israel foi a construção de ídolos, levando-se ao pecado da idolatria, algo aboninado pelo Senhor. Além disso, vemos que tudo que o povo fazia, fazia sem orientação do Senhor. Eles não o consultavam. Reis e líderes foram escolhidos sem participação de Deus. Outro pecado que veremos é a corrupção. Veja, 

“Efraim era vigia junto com o meu Deus, mas o profeta é como um laço de caçador de aves em todos os seus caminhos, um inimigo na casa do seu Deus. Mui profundamente se corromperam, como nos dias de Gibeá. Ele lembrar-se-á das suas injustiças, visitará os pecados deles”.

Oseias 9.8,9

Esse pecado é a corrupção dos profetas de Deus. A ponto do profeta Oseias chamá-los de “inimigo na casa de seu Deus”. Provavelmente, esses falsos profetas profetizavam as palavras que o povo queria ouvir, e não as palavras enviadas pelo próprio Deus. Para o Senhor, esse é um pecado sério. Por tudo isso, Deus castigou. O que Oseias havia profetizado realmente aconteceu: “Sim, até ele [o ídolo] será levado para a Assíria como tributo para o grande rei” (Oseias 10.6).

Em 722 a. C, que o imperador Senaqueribe, da Assíria, invadiu o Reino do Norte e assolou a capital Samaria, como toda a terra de Israel. O povo que sobreviveu foi exilado e na bíblia não relata o que teria acontecido com o povo, ou para onde foram enviados. Segundo Oseias, o povo pereceu por falta de conhecimento, como diz o capítulo 4, versículo 6. Israel rejeitou todo o ensinamento que Deus os deu. Israel rejeitou a palavra do Senhor, e voltou-se para os falsos deuses. Mas esse não foi o fim de Israel, porque Deus ainda disse pelas palavras do profeta Oseias,

“Vinde, e tornemos para o Senhor, porque ele despedaçou e nos sarará, fez a ferida e a ligará. Depois de dois dias, nos dará a vida; ao terceiro dia, nos ressuscitará, e viveremos diante dele. Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor: como a alva, será a sua saída; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra”.

Oseias 6.1-3

Deus está disposto a voltar ao seu povo. Isso se eles buscarem a Deus, arrependerem-se dos seus maus caminhos, e buscarem o conhecimento de Deus. Glória a Deus. Assim é conosco nos dias de hoje.

Deus é o mesmo ontem, hoje e sempre. Busquemos ao Senhor, não importa o tamanho do seu pecado. 
Deus já decretou que Ele nos amou desde a fundação do mundo. E o seu amor é incondicional. Então busque a Deus, arrependa-se e corra atrás do conhecimento. Porque sem o conhecimento de Deus, nós pereceremos, como Israel. Amém? 😇🙏