Olá, amados irmãos, eu gosto muito de escatologia, ou seja, das profecias sobre o fim dos tempos. Não só porque Deus criou uma narrativa que vem se cumprindo dia após dia, mas porque essas profecias nos trazem esperança. Por isso, hoje quero escrever sobre o arrebatamento.

É um assunto polêmico, principalmente, no meio cristão, porque há doutrinas que crêem no arrebatamento, e há outras que não crêem. Eu creio e digo mais, vou lendo as passagens bíblicas que relatam esse momento ímpar que a Igreja viverá e não consigo não crer. Vejamos,

“Porque guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra”.

Apocalipse 3.10

Em Apocalipse 3.10, Deus dá uma promessa à sua igreja, a de que ele nos guardará da provação. Ele não fala que nos guardará na (durante) provação, mas “da”, isso quer dizer que seremos poupados da provação. De que provação ele está falando? Ele está se referindo à grande tribulação, que Jesus predisse em Mateus 24.21.

Em seguida, em João 14.1-3 Jesus nos disse,

“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também”

João 14.1-3

Nesse trecho, Jesus nos disse que voltará ao Pai. Isso já aconteceu. Jesus foi crucificado, morto e sepultado. Em seguida, ele ressuscitou dos mortos no terceiro dia e subiu aos céus. Onde está até hoje, com seu Pai. E ele está preparando as moradas para nós, que nos salvarmos. E ele promete que voltará, futuramente, e nos resgatará para ficarmos para sempre com Ele. Aleluia. Veja mais uma passagem,

“Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor”

1 Tessalonicenses 4.16,17

O apóstolo Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, descreve os detalhes do momento do arrebatamento.

1. O Senhor Jesus dará a ordem.

2. A voz do Arcanjo será ouvida por todos os céus, e pela igreja na terra.

3. A trombeta de Deus será ressoada. E todos os céus a ouvirão, e também a igreja que será arrebatada ouvirá. O mundo, por enquanto não ouvirá a trombeta.

4. O Senhor descerá para o encontro, nos ares, com a Igreja.

5. O mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. Antes do arrebatamento, aqueles que morreram serão ressuscitados para o grande encontro nos ares.

6. Os vivos em Cristo serão arrebatados. Arrebatados quer dizer que seremos arrancados do meio da terra, e nos encontraremos com Jesus e com os ressurretos nos ares. Glória a Deus 😇🙌 Vamos continuar pesquisando as escrituras,

“Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados”.

1 Coríntios 15.51,52

Nessa passagem, escrita também pelo apóstolo Paulo, dessa vez à Igreja de Corinto, o Espírito Santo nos revela que haverá um momento em que num abrir e fechar de olhos, nossos corpos serão transformados. De um corpo corruptível, como o que temos hoje, em um corpo glorificado, como o que teremos. Esse “num piscar de olhos” é o arrebatamento.

Primeiro, os que já tinham morrido crendo no Senhor Jesus, ressuscitarão já com um corpo glorificado, em seguida, quando formos arrebatados, nosso corpo será transformado, como dizem as sagradas escrituras.

Há quem creia no Arrebatamento, e há quem não creia. A Bíblia está nos dizendo que sim, haverá esse momento, no ressoar da trombeta e em um instante mínimo, que ela compara ao piscar de olhos, seremos arrebatados. Essa é a minha fé. Isso porque nós fomos fiéis à Palavra de Deus, e mantivemos a fé, mesmo nas dificuldades.

Vale a pena essa firme esperança? Essa firme convicção em Cristo Jesus? Sim, vale a pena. Creia, portanto, nessa Palavra, pois ela é fiel e verdadeira. Amém? 😇🙏

Até a próxima e que Deus os abençoe tremendamente.