Olá amigos, hoje vamos conversar sobre mais um assunto polêmico que está acontecendo em tempos de pandemia. Será que o Lockdown é uma ação firmada na ciência como a mídia repete incessantemente nas plataformas midiáticas? Vamos conversar sobre isso.

O deputado federal e epidemiologista, Osmar Terra, convidou outros dois cientistas para uma live em seu canal para debaterem sobre como a ciência está sendo usada pela imprensa, para basear a ideia de fazer Lockdown para conter a pandemia que estamos sofrendo no Brasil e no mundo.

Para essa live, foram convidados o professsor em estatística Bruno Campello e o infectologista Ricardo Zimerman. Segundo esses cientistas a imprensa tem usado de maneira errada o termo “a ciência confirma a eficiência do Lockdown”. Primeiro, porque a ciência não conseguiu confirmar a eficiência dessa medida, até porque nunca foi feito um Lockdown geral desta maneira.

O professsor lembrou que na idade média, durante a pandemia da peste negra na Europa, eles separaram os doentes dos sãos, mas não pararam a vida social daquele povo. Além disso, os gráficos e dados estatísticos só tem comprovado que a situação da pandemia somente piorou os efeitos da doença.

O infectologista Ricardo Zimerman também lembrou que todas as epidemias respiratórias possuem uma curva de infecção, e se olharmos para os dados a curva já está baixando no Brasil inteiro. E onde a curva ainda está alta foi em alguns estados em que houve pouca contaminação. Em suma, para ele todas as epidemias seguem um padrão e o vírus atual tem seguido a mesma dinâmica de todas epidemias.

Entretanto, o que vemos é que a imprensa continua construindo a mesma narrativa de que estamos vivendo records de mortes atrás de records de mortes, ignorando a realidade dos dados.

Além disso, a imprensa repete a mesma ideia de que quem nega a eficiência do Lockdown está negando a ciência, mas a mídia ignora a ciência enquanto um estudo baseado na experiência. Esse vírus é inédito, portanto não tem como a ciência expressar um concenso sobre o assunto. E talvez nunca terá concenso. A ciência é um ramo do estudo que é heterogêneo e mutável.

Talvez, a História possa confirmar lá na frente a quem interessou esse Lockdown que é uma medida extremamente irracional, que nunca tinha sido feita na história da humanidade, e tem se mostrado ineficiente, porque os dados mostram isso.

A ciência não é isso que a mídia fala, nem a mídia poderá nunca ser considerada uma porta voz da ciência, mas sim da política. Ciência e política não são a mesma coisa, nem nunca será. Mas isso é assunto pra outro texto.

Deus abençoe a todos e até a próxima.