Muito interessante a teoria do Império elaborada por Olavo de Carvalho no livro O jardim das Aflições, publicado em 1995. Segundo a teoria o Império, as relações de poder imperiais existem desde que o homem existe. É a forma de desigualdade do poder dentro do Estado.

Para Olavo, o império é o conceito fundamental da história do ocidente. Antes, precisamos entender o conceito de poder, que é a capacidade que certas pessoas, ou grupos, têm de determinar a ação dos outros. Já, o conceito de Império é a organização das relações de poder dentro de uma nação, ou entre nações.

O Império, segundo a teria do Império, determina não somente uma simples relação de poder, mas, principalmente, a desigualdade do poder. Alguns tem poder sobre outros. E esses outros muitas vezes não tem poder sobre si mesmo. A história se impulsiona através da desigualdade do poder.

Entendemos, portanto, que a teoria do Império constitui a origem do ocidente. Porque é nesse momento que as nacionalidades estavam se formando. E as fronteiras nacionais, nesse momento, foram articulando o Império, ou seja, foram delegando os poderes a uns e outros, de forma desigual, de forma que uns foram se apoderando das ações de outros.

Espero que você tenha entendido e gostado desse estudo. Curta esse post, compartilhe. Ok? Muito obrigado e que Deus te abençoe grandemente. Amém?