Vejo muitos vídeos no YouTube se perguntando o que é ser conservador. Porque hj em dia está em alta se declarar conservador. Graças a Deus, pessoas como Olavo de Carvalho e Jair Bolsonaro fizeram essa visão de mundo deixar de ser palavrão.

Ser conservador é defender o ponto de vista de manter determinados valores constituídos histocamente dentro de nosso contexto. Não é uma ideologia, mas uma resposta à ideologia.

Ideologia é um conjunto de ideias criadas por determinados grupos. Esses grupos vão colocar a IDEOLOGIA acima de tudo. Para os ideólogos a sua ideologia é mais importante do que instituições como família, conhecimento, liberdade e fé.

Por isso, não podemos dizer que ser conservador é defender uma ideologia, porque a ideologia tenta destruir as instituições modificando-as, destruindo tudo o que nossos antepassados criaram, inclusive, a própria história.

Somos conservadores, porque acreditamos que devemos manter nossa fé, nossa liberdade, nossa memória e, sobretudo, nossa esperança.
Isso é ser conservador.