A OMS (Organização Mundial de Saúde) confirmou o que já sabíamos há tempos, o coronavírus é uma pandemia. Temos casos de transmissões locais em todos os continentes. No total, há mais de 50 países com casos confirmados. A China já tinha parado, a Itália está parando, os Estados Unidos cancelaram voos para/da Europa.

Aqui no Japão já temos 1300 casos confirmados de Coronavírus. O vírus é uma realidade, mas na verdade, apesar de preocupados, não devemos entrar em pânico. Os sintomas do Corona vírus são velhos conhecidos nossos: – febre, tosse, coriza, espirros, em casos mais graves problemas pulmonares. O índice de letalidade é 2%. Um pouco maior que o índice de uma gripe comum (0,50%) e bem menor que o índice dos vírus da mesma família como Sars 30%.

A maioria das crianças não apresentaram sintomas graves. Graças a Deus. Mas existe um grupo de risco que deve ficar em alerta. O grupo é formado por idosos, diabéticos e pessoas com problemas respiratórios. Basta nos cuidarmos: lavando bem a mão o tempo todo, higienizando as mãos com álcool gel, cuidando de sua saúde: tomando bastante líquido, dormindo bem, fazendo exercícios.

É claro, mesmo com todas essas precauções, é bem possível que a gente pegue esse vírus, mas não se preocupe 80% dos infectados apresentam sintomas leves. 14% apresentam sintomas médios que requerem um tratamento hospitalar por causa do oxigênio.

Então não se desespere. Ore, mantenha seu corpo e sua mente saudáveis. Deus é conosco.

É isso pessoal. Deus abençoe a todos.