– Olá, amigos e alunos,

– Ontem tivemos a aplicação da primeira prova do ENEM já com o tema da redação. E já vi muitas interpretações erradas de qual seria o tema. Talvez para facilitar a compreensão de seus leitores, alguns meios de comunicação tenham divulgado que o tema foi sobre a manipulação de usuários da Internet, sendo que o correto seria manipulação do comportamento dos usuários.

– São duas coisas bem diferentes manipular usuários ou manipular o comportamento dos usuários. Uma diferença sutil que poderia prejudicar qualquer um na hora de escrever sua redação no ENEM. Como poderíamos então abordar um tema como esse?

– Em primeiro lugar, teríamos que nos posicionar sobre o tema. Primeiro, você concorda ou não que haja a manipulação do comportamento dos usuários da Internet? Em segundo, isso é nefasto ou é benéfico?

– Veja bem, na minha opinião há sim essa manipulação, porém eu não creio que seja nefasto, creio que, por exemplo, quando entro no youtube, eu não quero perder tempo, quero que o youtube já me mostre as coisas que eu gosto de ver. E normalmente é padrão. Gosto de ver Os pingos nos is, gosto do Canal da Joice Hasselmann e do Canal do Sandro Rocha. Então já facilita se a plataforma me mostrar esses vídeos primeiro. Kkkkkk. Porém, reconheço que esses critérios deveriam ser mais transparentes.

– Depois de se posicionar, você deve argumentar. Busque citações, dados estatísticos, dados históricos, causas e consequências, exemplos, etc. Você pode para isso usar os textos motivacionais da coletânea ou pode buscar seu conhecimento para isso.

– E pra terminar, você deve concluir com alguma solução para o problema que seja coerente com seu posicionamento e com sua argumentação. Ok? Bons estudos e até a próxima 👊

– Blog:
http://www.eduardonagaiblog.wordpress.com

– Insta @profeduardonagai

➡ Curta, espalhe, e compartilhe 👍