– Olá, amigos e alunos,

– Contagem regressiva para o ENEM 2018. Faltam 4 dias para prova de Linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas. Não perca nossas publições. Estamos postando temas que surgiram nas eleições que podem ser pedidos na prova de redação.

– Vimos 4 temas já. O fenômeno Bolsonaro, a onda conservadora, polarização política e o fascismo como adjetivo de seus adversários. Hoje veremos O uso das redes sociais na política.

– Um fenômeno muito interessante nessas eleições é a transferência de poder que a imprensa sofreu por causa do advento das redes sociais.

– Antes, a imprensa tanto impressa quanto a televisiva era a mais consultada como fonte de informação e opinião. Hoje, entretanto, até por ser mais democrática, as redes sociais estão vencendo essa briga. Uma prova disso foram as eleições a que acabamos de passar.

– O PSDB foi o partido que mais teve tempo de TV e apoio da grande imprensa. Entretanto, foi derrotado logo no primeiro turno. Já, o candidato que teve pouquíssimo tempo de TV e teve o menor apoio da imprensa foi o vencedor. Isso porque ele foi o que mais se utilizou das redes sociais.

– Além disso, nunca o fundo partidário eleitoral foi tão usado para impulsionar mensagens no facebook, no twitter, no instagram, no youtube quanto nessas eleições.

– Em contrapartida, nunca se usou tanto um meio de comunicação para espalhar fake news, que são notícias falsas contra alguém para favorecer outra pessoa. Entre um ponto e outro, as informações estão sendo transmitidas. E é nossa responsabilidade filtrar o que nos interessa e quais as fontes mais confiáveis para seguirmos ou não. Ok? Até a próxima e bons estudos 👊

#LínguaPortuguesaBrasil

➡ Curta, espalhe e compartilhe 👍