– Olá amigos e alunos,
– O tema de hoje é o fascismo. Porque vimos nestas eleições o uso constante deste termo como adjetivo para o seu adversário. Costumo falar que quando numa discussão, ou.em um debate, a pessoa perde o argumento, ela chama a outra de fascista. É tão óbvio isso. No caso do Jair Bolsonaro, parece que já o carimbaram com esse nome, porque já começam falando dele sem achar argumento contra. Kkkkkk. Mas de fato, o que é fascismo? E porque ele está sendo tão usado hoje em dia?
– Fascismo foi um movimento repressor e autoritário que se deu na Itália, com esse nome, na Alemanha com o nome Nazismo, e aconteceu também em outros países como Espanha e Japão. Os estudiosos tem dificuldades em classificar o fascismo como sendo de direita ou esquerda, apesar de os historiadores esquerdistas não terem dúvidas quanto ao fascismo ser de direita, entretanto os próprios fascistas na Itália declaravam que essa nomenclatura era vazia para eles. Veja como Mussolini, principal fascista italiano, falava sobre esse assunto:

– ¨Fascismo, sentado à direita, também poderia ter sentado na montanha do centro… Estas palavras, de qualquer caso, não tem um significado fixo e imutável: eles têm um assunto variável em localização, tempo e espírito. Nós não damos a mínima para essas terminologias vazias e desprezamos aqueles que são aterrorizados por essas palavras¨ (Benito Mussolini)

– A verdade é que existia a esquerda fascista e a direita fascista. Hoje, em dia, aqui no Brasil, depois do Regime Militar, os termos fascismo e nazismo são muito utilizado para ofender quando a pessoa perde a argumentação. Nas eleições isso ficou bem claro, enquanto os petistas e seus apoiadores utilizaram o termo para adjetivar o candidato Jair Bolsolnaro que se posiciona declaradamente como Conservador nos valores e Liberal na economia.
– Esse rótulo de fascista não colou no eleitorado dele, porque ele só cresceu nas pesquisas na época da campanha, e na votação esse candidato se sagrou vitorioso. Bolsonaro venceu com números expressivos, 55% contra 45% de seu adversário Haddad.

➡ Curta, espalhe e compartilhe 👍