– Olá, amigos e alunos,

– Vamos começar a estudar o Arcadismo. O Arcadismo foi um movimento literário que buscou o resgate da razão, já que o barroco fugiu a está questão. O barroco se preocupava demais com a forma do poema ou da prosa, e expressava sobretudo o conflito de idéias. O Arcadismo cansou desse tipo de literatura e formou a sua própria poética.

– O Arcadismo ocorreu no século XVIII. E se dividiu em dois momentos distintos. Em um primeiro momento, os poetas buscaram escrever sobre a natureza, porque filosoficamente, naquela época a natureza era o que representava o racional. Em um segundo momento, inspirados pela Ilustração, produziam obras críticas à burguesia emergente e aos abusos tanto da nobreza, quanto do clero.

– A sociesade daquela época estava passando por uma transição. Principalmente, na Europa o continente passou de uma sociedade monárquica, para uma sociedade moderna, formando as nações. Cada nação teve seu tempo. Cada país proclamou a independência em um momento distinto, mas a identidade nacional já começou a se formar em cada uma dessas nações.

– O Arcadismo, portanto, foi essa escola literária que tentou expressar a identidade de sua nação. Não foi à toa que no Brasil, um país que estava iniciando a sua história, os poetas preferiram em um primeiro momento, representar o homem do campo em suas obras. Ele, segundo aquele tempo era o herói do Brasil. No próximo texto, estudaremos as características literárias do Arcadismo, ok? Até a próxima e bons estudos 👊

➡ Curta, espalhe e compartilhe 😎