– Olá, amigos e alunos.

– E aí? Vocês já pararam para pensar quando começaram a produzir literatura brasileira aqui nas terras tupiniquins? Kkkkk. Então, estive estudando sobre esse assunto nesses dias. Vi que há várias teorias sobre a origem da Literatura brasileira. Vamos ver três e ver qual delas estudamos para o vestibular. Ok?

– (1) Alfredo Bosi considera que há literatura brasileira desde a época das grandes navegações portuguesas. Apesar de não ter sido genuinamente brasileira, a literatura, desta época, foi escrita nessas terras por portugueses.

– (2) José Veríssimo considera que a literatura brasileira começa com o romantismo, porque é nesse movimento que se inicia o espírito nacional em todas as esferas da cultura brasileira, inclusive na literatura.

– (3) Nelson Verneck Sodré crê que a literatura brasileira começa com o modernismo 2a. Fase. Porque é quando a estética dos textos literários brasileiros não se resume a uma cópia da estética portuguesa. Além disso, os portugueses passam a ver literatura brasileira com outros olhos, até mesmo a copiar a nossa literatura.

– Como vimos há várias teorias, mas os vestibulares consideram nos exames apenas uma, que é a primeira, a de Alfredo Bosi. A maioria dos exames veem a literatura de informação das grandes navegações como uma manifestação literária produzida no Brasil. Amanhã falaremos sobre essas literaturas produzidas nos primórdios. Ok? Até a próxima e bons estudos 👊

➡ Curta, espalhe e compartilhe 👍