– Eu fiz Letras na Universidade Federal de São Carlos, até 2011. Depois disso comecei a estudar para fazer o mestrado em linguística, na mesma faculdade. Passei um ano só estudando a leitura obrigatória do exame. Fui lendo um livro depois de outro livro. Fui vendo as relações entre os livros. Fui tentando entender. No começo eu não entendia. Mas aos poucos tudo foi clareando.

– No ano seguinte, continuei estudando. E escrevendo o projeto do mestrado. Outras pessoas pediram ajuda pra mim, pra estudar comigo, porque não entendiam os livros. E fui lendo com essas pessoas e ensinando. Eram minhas concorrentes, mas eu não ligava em ensinar, porque sempre gostei de ensinar. Aí me perguntaram: “como você entende tanto? Eu queria entender assim”. Daí eu falei que no começo eu também não entendia, mas conforme fui lendo, fui aprendendo.

– Pro vestibular, eu digo a mesma coisa pra vocês, hoje parece tudo nebuloso, porque vocês estão começando, mas conforme forem estudando da maneira certa, lendo um livro por vez, entendo o contexto, a história contada no livro, a situação em que o escritor passava na hora que escreveu. Se você ler assim, você vai entender. Mas tudo isso é um processo que requer empenho, atenção e foco.

– Pra estudar português é assim, nada melhor do que um livro depois de outro livro. Ok? Até a próxima e bom estudo 👊

➡ Curta, espalhe e compartilhe😎👍
#LinguaPortuguesaBrasil