– Olá, gente, tudo bem com vocês? E aí, estão estudando direitinho? Bom, hoje queria falar um pouco sobre argumentação nos dias de hoje.

– Sabemos que hoje em dia a argumentação está em alta, principalmente, depois do advento da Internet. Porém, a boa qualidade dos argumentos está em baixa. Porque o povo não está buscando argumentar de verdade. E além disso, ninguém está tendo paciência para promover verdadeiros debates de idéias.

– Porque será que esse fenômeno está acontecendo? Vejamos três possíveis respostas para isso,

(1) Vemos através da estatística, que os alunos brasileiros não estão tendo bons resultados em leitura e interpretação de texto. E para que tenhamos bons argumentos é preciso ler bem.

(2) Outra coisa importante é que o brasileiro não está tendo bons exemplos dos políticos que vivem brigando e não se entendem por quererem mais o poder do que qualquer outra coisa.

(3) Hoje em dia não há boas fontes de pesquisa sobre a verdade dos fatos. Principalmente da parte da grande imprensa que se posiciona em favor do lado errado em busca de seus próprios interesses.

– Constatando isso, como podemos buscar bons argumentos? Pesquisando exaustivamente sobre os assuntos mais variados. Lendo muito, tentando entender os lados envolvidos mesmo que você não concorde com a opinião: leia, ouça a outra parte com paciência e opine. Pratique constantemente, tanto na escrita quanto na conversa.

– O importante de tudo é respeite a opinião alheia. Você tem o direito de ter a sua opinião, mas lembre-se, o outro também tem esse direito. E por fim, tenha a sua opinião sobre os fatos. Ok?

Até a próxima e bons estudos 😇👊

http://www.eduardonagaiblog.wordpress.com

➡ Curta, espalhe e compartilhe😎👍