Os substantivos não aparecem isolados nos textos, ao contrário, sempre acompanham outras palavras. Afinal de contas, nós não nos contentamos em nomear as coisas, mas sempre queremos qualificá-las, ou seja, caracterizá-las, dar qualidades e falar sobre o que pensamos ou sentimos em relação ao objeto a que está sendo nomeado. Para isso, usamos os adjetivos.
O QUE É ADJETIVO?

Adjetivos são palavras que usamos para dar qualidade de algo, seja de objetos, sentimentos, coisas ou pessoas. Por isso, os adjetivos se relacionam aos substantivos. Veja um exemplo: O professor inteligente. A palavra destacada é um adjetivo porque está dando qualidade ao professor, nesse caso, o professor é inteligente. Outro exemplo, “Justiça americana multa mulher por downloads ilegais de música” (Folha de S Paulo, 19/03/2013). As duas palavras destacadas “americana” e “ilegais” dão qualidades, respectivamente, aos substantivos “justiça” e “downloads”. É uma forma do autor opinar sobre as coisas que estão sendo ditas. 
TIPOS DE ADJETIVOS

Podemos ter 2 tipos de adjetivos, o adjetivo e a locução adjetiva:

1. Adjetivo. Quando o autor do texto usa apenas uma palavra para definir uma qualidade ao substantivo. Ex. feliz, inteligente, quente, perdido, etc.

2. Locução adjetiva. Quando se usa um conjunto de palavras para caracterizar um substantivo. Ex. “Aprovação do governo Dilma baixa um ponto porcentual e atinge 33%” (Estadão.com); “Jovem de Ribeirão Preto (SP) diz que teve boca queimada ao consumir Ades” (Estadão.com). 


FLEXÕES DO ADJETIVO

Podemos flexionar o adjetivo em gênero (masculino ou feminino), número (singular ou plural) e grau (superlativo e o comparativo). Os adjetivos devem concordar com o substantivo. Por exemplo, “o menino perdido”. O adjetivo “perdido” é flexionado no masculino e no singular para concordar com o substantivo “menino”. No plural, o fragmento ficaria: “os meninos perdidos”, no feminino: “as meninas perdidas”. 
TESTE SEU CONHECIMENTO

Leia o texto abaixo e responda às perguntas

“A Suprema Corte dos Estados Unidos confirmou na segunda (18) a multa de US$ 222 mil (cerca de R$ 440 mil) imposta a uma mulher por baixar músicas na internet de forma ilegal, concluindo uma longa batalha judicial envolvendo a indústria discográfica.”

(fonte: http://www.folha.uol.com.br, 19/03/2013)

1. Identifique os adjetivos deste texto. 

2. Qual das alternativas abaixo o fragmento destacado é uma locução adjetiva.

a. A Suprema Corte dos Estados Unidos;

b. A multa de 222 mil.

c. Por baixar músias na internet;

d. Concluindo uma longa batalha.