Formamos as palavras, principalmente, de duas maneiras: derivação, ou composição.
DERIVAÇÃO
Derivamos uma palavra, quando acrescentamos os afixos ao radical. Temos 6 derivações possíveis.
1) Sufixal: quando acrescentamos um sufixo. Ex.: pedreiros. Quantidade. Principalmente. Mortalidade. Etc.
2) Prefixal: quando acrescentamos um prefixo. Ex. Expostos. Irregulares. Descobrir.
3) Sufixal e prefixal: quando acrescentamos os dois afixos. Leal (palavra primitiva). Desleal (prefixação). Deslealdade (sufixação e prefixação).
4) Parassintética: quando acrescentamos o sufixo e o prefixo ao radical, sendo que só podemos ter os dois simultaneamente. Ex.: enriquecimento. Aquecer. Avermelhar. Engavetar.
5) Derivação imprópria: vimos até agora derivações em que acrescentamos algo ao radical, ou um prefixo, ou um sufixo. Agora estamos vendo uma derivação em que não mudamos a estrutura da palavra, porém mudamos a classe gramatical.
Ex.: o submarino (substantivo) // relógio submarino (adjetivo).
Os infelizes (substantivo) caminhavam no sertão (Graciliano Ramos – Vidas Secas).
Os homens infelizes (adjetivo) caminhavam no sertão.
6) Derivação regressiva: quando ao formarmos uma palavra a partir da outra diminuímos a palavra com mudança de classes gramaticais. Ex. vender (verbo) – a venda (substantiv0). Comprar: a compra.
6COMPOSIÇÃO
Vimos os processos de derivação, que são quando formamos uma palavra a partir de outra. Agora, composição é quando formamos uma palavra a partir de duas ou mais palavras. Nesse processo a palavra terá dois radicais. Há duas maneiras principais de compor:
1) Justaposição: quando os dois radicais não perdem nem um fonema ou letra a partir deste processo. Couve-flor. Girassol.
2) Aglutinação: quando ao formar uma palavra a partir de outras há perda em alguma destas palavras. Aguardente (agua+ardente). Planalto (plano+alto). Você (Vossa+ mercê).
OUTRAS FORMAS
ABREVIAÇÃO: É a forma reduzida apresentada por algumas palavras. Ex.: auto (automóvel), quilo (quilograma), moto (motocicleta).
HIBRIDISMO: É a formação de palavras a partir da junção de elementos de idiomas diferentes. Ex.: automóvel (auto – grego + móvel – latim), burocracia (buro – francês + cracia – grego).
ONOMATOPEIA: Consiste na criação de palavras através da tentativa de imitar vozes ou sons da natureza. Exemplo: fonfom, cocoricó, tique-taque, boom!
NEOLOGISMO: formação de palavras novas que ainda não existe. Ex.: Lulismo.
Parabéns pela didática e pelo blog 👏👏👏✨
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigado, amo ser blogueiro, ensinar e aprender. Continue acompanhando nossos posts e Deus te abençoe.
CurtirCurtir